Benegrip Multi e as crianças escondidas

    O recente comercial do Benegrip Multi denominado "Esconderijo" é muito divertido. O filme mostra crianças se escondendo pela casa para fugir da medicação, tarefa que, sem dúvida, tem muito de realismo. Que o digam os pais!

    O recente comercial do Benegrip Multi denominado “Esconderijo” é muito divertido. O filme mostra crianças se escondendo pela casa para fugir da medicação, tarefa que, sem dúvida, tem muito de realismo (que o digam os pais).

    Embora pareça inofensivo, especialmente por conta das cenas bem humoradas, o filme mostra crianças escondidas dentro do armário, sob o tapete, embaixo do estofamento do sofá e, o mais impressionante, dentro de um baú de vidro!

    A intenção da campanha é mostrar que não é preciso fugir na hora da medicação, e daí persuadir o consumidor sobre as qualidades do produto, mas por trás do seu realismo esconde-se enorme perigo para crianças que queiram copiar o comportamento dos atores do filme, a exemplo da ideia de se esconder dentro de um baú de vidro, que torna concreto o risco de asfixia.

    O artigo 37, § 2º, do CDC considera abusiva a publicidade que induz o consumidor a se comportar de modo perigoso à sua saúde ou segurança. A indução não precisa ser dolosa, ou seja, não há que ser uma proposta expressa, bastando que haja um comportamento com potencial de ser seguido copiado.

    Vale conferir também o artigo 37, I, “c”, do Código CONAR, que ao tratar sobre a relação entre publicidade e crianças e adolescentes determina que os anúncios deverão refletir cuidados especiais em relação à segurança, sendo vedado associá-los a situações incompatíveis com a sua condição.

    Assim, por mais divertido que seja, há potencial para que seja interpretado como indutor de comportamento perigoso, por oferecer às crianças ideias de como e onde se esconder.