Cantora Anitta em campanha publicitária da marca de cerveja Skol

Anitta fechou contrato de publicidade com a marca de cerveja Skol.

Isso só foi possível porque a cantora e influenciadora finalmente chegou aos 25 anos, idade mínima exigida pelo CONAR para que um jovem possa estampar publicidade de bebidas no Brasil.

No entanto, o critério etário não é o único. Qualquer garoto-propaganda de bebida alcoólica deverá ter e parecer ter mais do que 25 anos de idade, segundo o Código CONAR (Anexo “A”, item 2, alínea a), que possui a seguinte redação: “crianças e adolescentes não figurarão, de qualquer forma, em anúncios; qualquer pessoa que neles apareça deverá ser e parecer maior de 25 anos de idade”.

Em entrevista ao G1, perguntada sobre como pretende usar sua imagem para melhorar o papel da mulher nas campanhas de cerveja, a cantora respondeu:

Eu gosto de usar minha imagem para falar do que acredito. Nessa campanha a Skol representa as mulheres da forma que merecem e passa a mensagem de que todas nós podemos ser e fazer o que quisermos.”

No vídeo publicado em sua conta no Instagram, depois de algumas cenas “sensuais” de pescoço, boca e olhos, Anitta pergunta: “vocês pensaram que eu ia rebolar minha bunda numa propaganda de Skol hoje?

A Skol já foi condenada a alterar peça publicitária que continha modelos que aparentavam ter menos de 25 anos de idade. Tal fato aconteceu na Representação nº 132/06, proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina contra a Ambev e F/Nazca. O relator do processo no CONAR, André Porto Alegre, acolheu a denúncia de que as atrizes contratadas para o comercial não aparentavam ter 25 anos, apesar de a Ambev ter comprovado a idade mínima obrigatória por meio de registro civil.

A regra do CONAR é excessivamente subjetiva, dada a dificuldade de se afirmar qual a idade que uma pessoa aparenta ter. Em se tratando de influenciadores como Anitta, Neymar, Bruna Marquezine e outros, que são seguidos por milhares de crianças e adolescentes em suas redes sociais, o critério fica ainda mais difícil de ser interpretado, já que seu público jovem tenderá a pensar que eles têm menos do que realmente têm.

Enfim, subjetivo ou não, em se tratando de bebida alcoólica não basta ter, é preciso aparentar ter mais do que 25 anos da idade. Fácil ou difícil, tal interpretação deverá ser feita no caso-a-caso. O certo é Anitta tem mais de 25 anos da idade, e aparenta ter… bom, deixa pra lá!