Cena do clipe "Seu Crime", de Pabllo Vittar

Aos vinte e tantos segundos do clipe da música “Seu Crime”, a cantora Pabllo Vittar é flagrada segurando uma lata de cerveja Skol. 

Trata-se de ação de merchandising da marca de cerveja.

Segundo informações públicas da cantora, ela seria nascida em 1º de novembro de 1994. Pabllo teria, portanto, apenas 24 anos de idade.

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR proíbe que em comerciais de bebidas alcóolicas figurem pessoas que tenham ou que aparentam ter menos de 25 anos de idade (Anexo P, item II, alínea ‘a’).

A assessoria de Pabllo Vittar informou em nota que a cantora é nascida em 1993, e portanto teria 25 anos completos.

A Skol também se pronunciou, alegando que segue rigorosamente a vedação estabelecida pelo CONAR para contratação de atores e/ou personalidades.

O CONAR instaurou representação contra a Skol, que apresentou defesa e entregou a documentação pessoal da cantora comprovando ter mais de 25 anos de idade.

A representação foi arquivada pelo CONAR.

Mas vale aqui uma observação procedimental: a representação é sempre instaurada contra a anunciante (a Skol, no caso) e não contra atores ou garotos-propaganda, haja vista que a responsabilidade da contratação é sempre da empresa.

Recentemente, a cantora Anitta também foi alvo de polêmica, pois assim que completou 25 anos ficou ‘liberada’ para estrelar campanhas de bebidas alcoólicas. Na ocasião, a cantora também fez campanha em favor da Skol.

Não é a primeira vez que Pabllo Vittar se envolve com este tipo de polêmica: em 2017, no clipe da música “Corpo Sensual” havia uma ação de merchandising da vodca Absolut. O fato parece ter passado despercebido.