As marcas de produtos de higiene pessoal, cosméticos, lingeries, perfumes e outros artigos destinados às mulheres, aderiram claramente à diversidade estética em seu discurso publicitário.
A modelo esguia, quase esquálida, de pele perfeita, com cabelos lindos e padrões estéticos inalcançáveis por boa parte das mulheres já não é mais a referência de beleza. Continuam belas, mas não vendem mais. Mulheres com cabelos de diferentes formas, com peles de diferentes tons, sardentas ou com vitiligo, com celulite ou estrias, acima do peso ou obesas, são hoje a referência de mulher real, que faz com que as consumidoras tenham maior identificação.
A Gillette, para divulgação de sua linha de aparelho de depilação, adotou esse discurso e convidou mulheres que representam diversos tipos de peles e de ‘problemas’ que costumam ser escondidos pela publicidade tradicional. Uma mulher depilando os pelos da barriga, por exemplo, seria impensável na publicidade tradicional.
Uma das garotas-propaganda é a modelo plus size Anna O’Brien, que tem mais de 320.000 seguidores em seu instagram e foi fotografada pela Gillette na praia, usando um biquíni.
A imagem viralizou. Muitos seguidores curtiram a foto, comentaram e parabenizaram a Gillette por retratar a diversidade estética.
Outros, no entanto, fizeram comentários ofensivos à Gillette e à modelo, registrando repúdio ao uso da imagem, por supostamente promover o que chamam de “cultura da obesidade”.
Alguns comentários são realmente bem ofensivos! Selecionamos alguns mais ‘bem educados’:
Gillette Venus Ad Glorifies Obesity To Sell Razors (@Elgintensity) https://t.co/TsFDRgfzF1 pic.twitter.com/T4BitCgim4
— FitnessMC (@FitnessMC360) 11 de abril de 2019
I’m sorry but obesity isn’t “Cool” https://t.co/HB2LNwRpiD you lose years off your life expectancy, you’re open to Type 2 Diabetes (T2DM) with heart disease & amputations. Here’s a guy that still has T2DM & has lost his legs. #WakeUpFolks pic.twitter.com/WQisWtOiWf
— TheAlternativeView (@TheAlte22837262) 8 de abril de 2019
WoW, this is so unhealthy! Obesity causes cardiovascular diseases, type 2 Diabetes, sleep apnea, depression & certain types of cancer and death. Why would you show younger girls a picture like this? Another reason not to purchase your products!
— Joan Rogers (@lovinbeauty) 5 de abril de 2019
O fato jogou luz sobre uma forma de discriminação denominada ‘gordofobia’.
Em comunicado oficial, a Gillette Venus diz estar “empenhada em representar mulheres de todas as formas, tamanhos e tipos de pele, porque TODOS os tipos de pele bonita merecem ser mostrados”.
A modelo Anna O’Brien publicou foto em seu Instagram com a seguinte frase: “muitas coisas aconteceram nos últimos 5 dias. A única coisa que tenho a dizer é, eu estou bem”.
As respostas da Gillette e da modelo Anna O’Brien são um desabafo contra o ódio que infelizmente ainda permeia as redes sociais. A dignidade humana, a diversidade de cores, formas e comportamentos ainda é um incômodo muito grande para os que vivem na escuridão do ódio pelo outro.